
A Assembleia Legislativa do Estado do Maranhão (Alema) prepara um novo concurso público para efetivos. A estimativa é que o edital possa ser publicado até dezembro deste ano.
O prazo foi passado pelo servidor e integrante da comissão organizadora do concurso, Luiz Noleto Chaves. O Legislativo apresentou um cronograma à Justiça, em que se compromete a divulgar o edital ainda em 2021.
ASSINATURA ILIMITADA DO GRAN CURSOS
O Sindicato dos Servidores da Alema (SINDSALEM), porém, busca acelerar o cronograma apresentado pela Casa. A proposta é antecipar o edital, definir a data das provas para início de 2022 e evitar novos atrasos no concurso. Uma vez que o próximo ano terá eleições.
CURSO ESPECÍFICO PARA O CONCURSO ALEMA
Uma audiência para definir os últimos detalhes do concurso Alema está marcada para o próximo dia 6 de outubro. O evento será aberto ao público, por meio da plataforma de vídeoconferência Zoom.
Inicialmente, a audiência estava marcada para o dia 30 de agosto. Porém, o Ministério Público do Estado (MP MA) pediu o adiamento. O que foi deferido pelo juiz substituto da Vara, que reagendou para 6 de outubro.
Para o presidente do SINDSALEM, Nataniel Serejo, o pedido do MP MA e a decisão do magistrado são contraditórios, pois se o objetivo era acelerar os trâmites, a Audiência deveria ter sido antecipada.
“Independentemente do adiamento da Audiência, a Assembleia tem o dever de cumprir o cronograma apresentado à Justiça no último mês de maio. Por isso, conclamamos todos os interessados nesse concurso a se manterem mobilizados nas redes sociais, cobrando o cumprimento desse calendário, que prevê a divulgação do edital em dezembro” disse Chaves.
Concurso Alema tem comissão formada desde 2019
Os preparativos para o novo concurso da Assembleia Legislativa do Maranhão foram iniciados em 2019, quando a comissão organizadora foi formada. O grupo é formado por quatro servidores que devem elaborar a minuta do edital, definir cargos e vagas.
A comissão também dá suporte ao processo de escolha da banca organizadora. Uma instituição será contratada para receber as inscrições, viabilizar e aplicar as etapas da seleção, como as provas objetivas.
Após o contrato com a banca, o Legislativo do Maranhão poderá fechar o cronograma do concurso, com as datas do edital, inscrições e provas.
Até o momento, o órgão não informou qual será a banca organizadora, o número de vagas e cargos contemplados. Folha Dirigida está em contato com a Alema para confirmar tais informações.
A seleção é consequência de uma sentença do Tribunal de Justiça do Estado do Maranhão, que determina a extinção de cargos comissionados em excesso e a substituição de servidores admitidos antes de 05 de agosto de 1983 sem concurso.
Assim como a Assembleia do Maranhão, diversos outros órgãos preparam concursos para 2021 e 2022. Por isso, quem deseja ingressar no serviço público deve intensificar a preparação para as provas.
Deixe um comentário